4 de jul. de 2013

Teste: Citroën C4 Picasso – Dimensão tecnológica

Fotos: Divulgação
Teste: Citroën C4 Picasso – Dimensão tecnológica

O segmento de carros familiares não costuma apostar no design como argumento de vendas. As fabricantes tentam persuadir os consumidores por aspectos mais práticos, como conforto, versatilidade e espaço interno. A Citroën, no entanto, optou por colocar certa dose de modernidade na “receita” da nova geração do C4 Picasso. Baseada no conceito Technospace, apresentado no Salão de Genebra deste ano, a minivan tem forte apelo visual, com o uso de leds e cromados.
Mas não deixa de fora ingredientes fundamentais no segmento. O carro é o primeiro a usar a nova plataforma modular da PSA, que reduz algumas dimensões como comprimento e largura. Mas, graças ao entre-eixos 5,7 centímetros maior, proporciona mais espaço interno que a geração atual.

A tal aposta no desenho C4 Picasso é ratificada pela frente do modelo, que apresenta um filete horizontal de luzes diurnas de led sobre cada farol. O conjunto cria um aspecto de leveza com ares futuristas. Uma linha cromada – de onde surge um dos “chevrons” do logotipo da Citroën – percorre a frente de ponta a ponta. Na parte inferior, a grade hexagonal já usada nos modelos mais recentes da marca. O perfil exibe boa dose de sofisticação, dada pelas maçanetas cromadas e os frisos ao redor das janelas. Um proeminente vinco, que toma as duas portas, agrega robustez à vista lateral do carro. Na traseira, pragmatismo dos designers, quebrado apenas pelo desenho das luzes da lanterna.



No interior, a Citroën se inspira nos modelos da linha DS. O painel é forrado de material soft-touch e ostenta detalhes cromados. O volante multifuncional, a manopla de câmbio e os assentos são revestidos em couro. A versão topo apresenta, no centro do console, dois displays em LCD. Um, mais abaixo, é sensível ao toque, tem sete polegadas e controla a central multimídia. O outro, no topo, de 12 polegadas, mostra o painel de instrumentos e as funções do computador de bordo. Entre os itens de série, estão o ar-condicionado, trio elétrico, direção com assistência elétrica, park assist, além de airbags e ABS com EBD. Os assentos traseiros são individuais, deslizantes e removíveis. Solução usada, segundo a Citroën, para aumentar o apelo familiar do modelo.

A plataforma EMP2 – sigla em inglês para Plataforma Modular Eficiente – fez o C4 Picasso perder 140 kg em relação à geração anterior – que continua nas concessionárias brasileiras da marca enquanto houver estoque. As dimensões são 4,43 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,62 m de altura. O carro ficou 4 centímetros mais curto e mais baixo, mas manteve a largura. Além do espaço interno favorecido, principalmente na traseira, pela maior distância entre-eixos – agora, de 2,78 m –, a capacidade de carga também cresceu. O porta-malas tem 537 litros. Com todos os assentos traseiros deslocados para a frente, o espaço chega a 630 litros. Ainda é possível rebater todos os bancos, o que eleva o espaço para 1.709 litros.



A motorização do C4 Picasso oferece cinco opções. Estão disponíveis o 1.6 VTI de 120 cv, e o 1.6 THP de 155 cv, ambos a gasolina, e outros três propulsores diesel: 1.6 HDi e 1.6 e-HDi, ambos de 90 cv e 1.6 e-HDi de 115 cv. Na Europa, os preços do C4 Picasso partem de 23.050 euros, o equivalente a R$ 67.200, e vão até os 32.600 euros, ou cerca de R$ 95 mil. No Brasil a geração anterior, em versão única – 2.0 16V –, parte de R$ 82.470.

Primeiras impressões
Fino trato

por Carlo Valente
do InfoMotori/Itália
exclusivo para Auto Press

Cascais/Portugal –
O primeiro contato com o Citroën C4 Picasso dá a impressão de que o carro se caracteriza apenas pelo design agradável e moderno. No entanto, o interior mostra que, apesar da aparência mais compacta, a minivan tem habitabilidade acima da média, além de ser mais funcional que a geração anterior. A qualidade dos materiais usados no acabamento da cabine também está entre os pontos positivos. Além do bom gosto, são agradáveis ao toque.



Logicamente, o mais esperado em uma avaliação, é o desempenho do motor. Mas é no interior do C4 Picasso que está a maior riqueza do carro. O ambiente, espaçoso e bem iluminado, fica ainda mais agradável com o teto panorâmico, que aumenta as sensações de espaço e luminosidade. Em todos os assentos, sobra espaço para os ocupantes. Cinco adultos viajam confortavelmente em qualquer dos lugares.

Com o motor ligado, percebe-se imediatamente como o C4 é silencioso. Mesmo com o giro elevado, o ruído não chega nem perto de incomodar. A direção é muito precisa e reage rapidamente a qualquer solicitação do condutor. As ruas de Cascais, repletas de curvas, formaram o cenário ideal para o C4 Picasso mostrar sua agilidade. Nos trechos em pior estado de conservação, a suspensão neutralizou a maior parte das irregularidades.



O C4 Picasso fez boa média de consumo em ciclo combinado. O computador de bordo registrou 14,1 km/l. Para que o motor diesel de 90 cv ficasse melhor, um pouco mais de potência cairia muito bem. Mas a precisa transmissão manual de seis velocidades compensa quando necessário.

Ficha técnica
Citroën C4 Picasso e-HDI 1.6
Motor:
Diesel, turbo, dianteiro, transversal, 1.560 cc, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas. Injeção eletrônica de combustível multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 115 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 27,5 kgfm a 1750 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,9 segundos.
Velocidade máxima: 173 km/h.
Diâmetro e curso: 75,0 X 88,3. Taxa de compressão: 16,0:1
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson e braço de alumínio. Traseira com eixo de torção e braço de alumínio.
Pneus: 205/60 R16
Freios: Discos na frente e atrás. ABS com EBD
Carroceria: Minivan em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,42 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,78 m de distância entre-eixos. Oferece airbag frontal, lateral e de cortina.
Peso: 1.279 kg.
Capacidade do porta-malas: 537 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Espanha.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado automático dual-zone, direção elétrica, trio elétrico, airbag frontal, lateral e de cortina, sensores de estacionamento, câmara de ré, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, volante multifuncional, bancos dianteiros com ajuste elétrico e massageador, sensor de ponto cego, park assist, luzes diurnas de led, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, rádio/CD/MP3/SD/USB/AUX/Bluetooth.
Preço: 32.600 euros, o equivalente a R$ 95 mil.


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