26 de fev. de 2013

O guia definitivo de preços e equipamentos: carros populares 1.0 – parte 1

guiaguia
Quanto que custa o Hyundai HB20 básico? Ou um Gol equipadinho? O que vem de série no Onix LT? E no Uno Vivace? E só pra ter ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico? Quantos anos de garantia? Quantas concessionárias? Os sites das marcas confundem e estão cheios de encheção de linguiça, o que fazer? Chega de dúvidas: separamos os treze populares de motor 1.0 mais vendidos e preparamos este baita guia para você.


Nós temos aqui o preço da versão mais simples e o preço da versão mais simples equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Também listamos os equipamentos principais que acompanham cada uma delas – ignoramos coisas como “volante espumado” e “encostos de cabeça dianteiros” que algumas marcas colocam pra fazer volume e confunde quem pesquisa nos sites oficiais.
Nesta primeira parte, mostraremos os cinco mais vendidos de acordo com os emplacamentos registrados pela Fenabrave no fechamento do mês de janeiro: na ordem, Gol, Uno, Novo Palio, Fox e Onix. A segunda parte mostrará os oito restantes de maior audiência aferida no Jalopnik: Hyundai HB20, Toyota Etios, Nissan March, Renault Sandero, Ford Ka, Chevrolet Celta, Renault Clio e Kia Picanto.
Com isso, ficarão de fora o Mille Economy, Palio Fire, Chevrolet Classic, Ford Fiesta e o Gol G4. Ok, claro, claro: sabemos que carro no Brasil é caro e que com R$ 30 e poucos mil dá pra comprar uma porção de usados legais. Este guia foi feito pra quem quer um 1.0 zero km! Aperte os cintos e… bem, não espere por uma tempestade de adrenalina.

Volkswagen Gol 1.0

guia-gol
Você sabia que a partir do ano que vem todos os carros vendidos no Brasil serão obrigados a vir com freios ABS e duplo air bag de série? Isso foi instituído em 2009 (saiba todos os detalhes neste link) – e o governo determinou que, a cada ano entre 2009 e 2014, um porcentual cada vez maior do portfólio de cada marca já traga estes equipamentos de série.
O Gol ficou parcialmente de fora – apenas a versão 1.6 já traz air bags e freios ABS de série. Por isso, se você quer comprar um Gol 1.0, talvez seja melhor esperar um pouco mais – é provável que a Volkswagen inclua estes equipamentos antes de 2014, pois, como vocês verão abaixo, a concorrência já se mexeu. Ele pode ser equipado com ar e direção sem eles estarem atrelados a kits com outras coisas que você não queira.
Uma coisa legal: a dinâmica do Gol ainda é uma das melhores do mercado – sem sacrificar o conforto.
Uma coisa não exatamente legal: versão básica leva a palavra ao pé da letra.
Preço básico: R$ 27.790 (duas portas) e R$ 29.390 (quatro portas)
Equipamentos: vidros e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, rodas 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 31.676 (duas portas) e R$ 33.276 (quatro portas)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: pneus verdes do kit Bluemotion Technology
Concessionárias no País: 620
Garantia: 3 anos (1 ano de garantia total)

Fiat Uno Vivace 1.0 EVO

vivace_001
A Fiat optou por estratégia mais agressiva no Novo Uno: ele já vem com air bag duplo e freios ABS em todas as versões. Por outro lado, não dá pra equipar ele só com direção hidráulica e ar-condicionado: você é obrigado a adquirir o kit Vivace 5 (R$ 4.595), com uma série de itens secundários. Fique atento à pegadinha: o preço da versão quatro portas equipada é quase igual ao do Palio com os mesmos equipamentos (veja abaixo). Se for para pegar um carro mais completo, recomendamos o “mini-Punto”!
Uma coisa legal: trouxe o conceito de estilo moderninho e customizável para o mundo dos populares
Uma coisa não exatamente legal: a ergonomia não é das melhores – o volante fica alto e o curso do câmbio é longo
Preço básico: R$ 26.010 (duas portas) e R$ 27.730 (quatro portas)
Equipamentos: air bag duplo e freios ABS, rodas aro 13″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 30.535 (duas portas) e R$ 32.325 (quatro portas)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: limpador traseiro, rodas aro 14″ com calotas, faróis de neblina, jogo de alto-falantes (mas sem rádio – o mais barato custa R$324, o mais caro, R$ 606)
Concessionárias no País: 582
Garantia: 1 ano

Fiat Palio Attractive 1.0 EVO

palio_attractive_1-0_002
Como o Uno, já traz duplo air bag e freios ABS de fábrica. Pode ser equipado só com ar-condicionado (R$ 2.803), mas caso queira o trio elétrico, terá de comprar o kit Creative 1 (R$ 3.204), que agrega outros equipamentos. O preço básico de mais de R$ 30 mil faz da versão equipada (só não exagere) um negócio melhor. A geração nova é quilometricamente mais bacana em acabamento e dinâmica, mas ficou parecida com o Punto, talvez até demais. Recomendo o Palio pra quem privilegia o conforto de rodagem em pisos ruins à dinâmica afiada: ele tem calibragem de suspensão macia.
Uma coisa legal: a qualidade do acabamento é bem melhor que o da geração anterior
Uma coisa não exatamente legal: como o Novo Uno, a ergonomia não é das melhores – eles compartilham a mesma plataforma
Preço básico: R$ 30.590
Equipamentos: computador de bordo, direção hidráulica, duplo air bag e freios ABS, rodas 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 33.794
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: faróis de neblina, chave tipo canivete, abertura do porta-malas elétrica
Concessionárias no País: 582
Garantia: 1 ano

Volkswagen Fox 1.0

guia-fox
Ele já vem com ABS e air bag de série em todas as versões. Com isso, a sua relação de custo se torna similar à do Gol – mas com acabamento mais caprichado e bem mais equipamentos. A ergonomia cancela parte destes benefícios – a posição de dirigir é alta, mais orientada para o público feminino que para os gearheads. Como ele foi um dos primeiros carros com a nova linha de design da VW, sabe-se que a nova geração está próxima: falam em algo entre o final deste ano e o começo de 2014. Quando isso acontecer, vai ser uma bela oportunidade para negociar a geração atual.
Uma coisa legal: cabine espaçosa e com bom acabamento
Uma coisa não exatamente legal: posição de dirigir estratosfericamente alta
Preço básico: R$ 31.710 (duas portas) e R$ 33.200 (quatro portas)
Equipamentos: direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS, duplo air bag, banco do motorista com regulagem de altura, rodas 15″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 34.326 (duas portas) e R$ 35.816 (quatro portas)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: é possível comprar apenas o ar-condicionado separadamente (R$ 2.616), sem kits
Concessionárias no País: 620
Garantia: 3 anos (1 ano de garantia total)

Chevrolet Onix 1.0

lista-onix
“Agora sim, a GM acertou”. Esta é a tônica de qualquer avaliação sobre o Onix que você for ler – e o “agora sim” geralmente faz referência ao Agile. Nós concordamos com a evolução, particularmente com a vida a bordo. Lá dentro, o Onix tem acabamento caprichado, desenho moderno e um baita sistema de entretenimento com tela touchscreen (o MyLink, opcional), digno de carros de categoria superior. Merece destaque também o isolamento acústico e o conforto de rodagem. Em curvas, ele não é tão ágil quanto o Gol ou o HB20. O design externo também não é unanimidade, mas não dá pra negar que o bicho tem um baita porte.
Uma coisa legal: arquitetura e qualidade de acabamento da cabine
Uma coisa não exatamente legal: a estratégia da GM em relação às versões (LS e LT) e seus respectivos opcionais (veja abaixo)
Preço básico: R$ 30.790 (preço da LS, que não pode ser equipada com ar-condicionado nem como opcional, dentre outras coisas) e R$ 32.590 (LT, ar-condicionado opcional)
Equipamentos: direção hidráulica, air bag duplo, freios ABS, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, rodas 14″ com calotas. A LT adiciona trio elétrico, chave do tipo canivete e mais porta-objetos e luzes de cortesia.
Preço com ar, direção e trio: R$ 34.790 (somente LT)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: nenhum – a GM chama o ar-condicionado de pacote R7H, mas não há equipamentos extras
Concessionárias no País: 538
Garantia: 3 anos



Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: