18 de mai. de 2011

Achados meio perdidos: Peugeot 106 QuikBlack



Não, não, mamíferos! Como podem ver, eu não errei no título!

Se você acompanha o Jalopnik e o blog do largartixa  há algum tempo, viu o vídeo do Peugeot 106 preparado que virou estrela de filme, ficou apaixonado pelo modelo e não encontrou nenhum exemplar em boas condições para aquisição, METADE DE SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

O modelo
O Peugeot 106 começou a ser fabricado na França em 1994 e desembarcou no Brasil naquele mesmo ano. Em 1997 sofreu uma restilização e continuava sendo importado, agora apenas na versão Soleil, com motor 1.0L de 50 cv e sem opcionais (contava com ar quente, pára-choques na cor da carroceria e faróis auxiliares). Em 1998, a versão Selection foi inserida na linha, mais em conta e sem o ar quente, enquanto a Soleil ganhava vidros e travas elétricas de série.
No ano 2000 a Peugeot começou a trazer o modelo Quiksilver (marca de roupas e acessórios de surfwear, parceira de longa data em outros carros, como o 206/207) que contava com pára-choques dianteiros e traseiros diferenciados, alargadores laterais integrados ao spoiler e interior revestido com tecido exclusivo da série. Opcional só o airbag para o motorista. Ar condicionado? Só se foi instalado em concessionária ou em loja especializada, pois de fábrica nenhum 106 saiu com este equipamento. Em 2001 a Peugeot deixaria de importar o modelo, produzindo-o em terras tupiniquins.
O bom espaço interno, a boa distribuição dos instrumentos, o baixo custo de reparabilidade e a ótima ergonomia aliada ao baixíssimo consumo (há relatos de proprietários que juram terem feito 21km/l de gasolina) ajudaram o pequeno notável a figurar como um dos mais vendidos Peugeots em terra brasilis.
O exemplar (uma das metades)

De propriedade de Hermann Souza há quatro anos, este 106 Quiksilver 2001 encontrava-se em bom estado de conservação. “Nunca levou batida forte (constatado pelo funileiro ao lixar o carro inteiro para pintura – tenho fotos de todo processo pra não acharem que era carro PT), comigo só teve um para-lama amassado e foi refeito a mão, sem massa nem nada”  – afirma Hermann.

Por se tratar de um carro com dez anos de uso e pintura original, algumas marquinhas apareceram com o tempo. Isso vinha incomodando o proprietário, que resolveu eliminar estes detalhes. Como o preço para o retoque e o de uma pintura completa seria o mesmo, ele optou por banhar seu raro Quiksilver com a cor Preto Bristol (perolizada) do novo Ford Fusion.

Os faróis receberam pintura na máscara em preto fosco para combinar com a nova pintura, o capô e a tampa do porta-malas perderam os emblemas da montadora francesa, as palhetas dos limpadores de pára-brisa agora são de silicone e novas lanternas traseiras com LEDs (únicas no Brasil) foram instaladas. O arremate final ficou por conta das faixas alusivas à bandeira francesa que atravessam verticalmente o carro.

A suspensão teve seus amortecedores retrabalhados para a nova altura de rodagem e molas esportivas instaladas pela empresa paulistana GASS, já regularizada junto ao DETRAN e constando no documento, assim como a nova cor. A suspensão retrabalhada é basicamente uma necessidade em Peugeots 106 que circulam por aqui, pois não são poucas as reclamações de proprietários do modelo quanto à buchas frágeis e amortecedores vazando dada as ótimas condições de nossas vias.

As rodas utilizadas são as réplicas do Peugeot 206CC 6,0×15″ calçadas em pneus Toyo T1R de medidas 195/45-15″ com menos de 5.000km rodados. As rodas e pneus originais ainda estão guardados e vão junto com o carro para o novo proprietário. “Ambos os jogos de pneus estão com pelinho ainda de novos. Tenho o carro a bastante tempo, porém só uso de final de semana e para eventos” – afirma o proprietário. Atualmente o hodômetro marca 108.000km rodados.

O interior conta com tapetes em carpete personalizados, volante, manopla de câmbio e pedaleiras Sparco em alumínio, além de mimos originais da versão Quiksilver como painel de fundo branco, bancos esportivos de tecido com as logos e badges internas da série. A sonorização conta com um MP3 player da Sony com kit de duas vias dianteiro da N.A.R. e um subwoofer Pioneer modelo 306 DVC12″, tudo embalado por um módulo Audiobank 4100.

A outra metade que falta
O preço da pedida é de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e o veículo vai com todos os equipamentos instalados, mecânica original pedindo um engine swap e suspensão reforçada, mais uma boa dose de exclusividade. Curtiu? Faça sua proposta para os contatos do proprietário:
hermann_souza@hotmail.com
FONE: (11) 6709.3884
Para quem quiser acompanhar a saga completa deste Peugeot nas mãos de Hermann, basta clicar aqui!

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: