3 de fev. de 2011

Palio 1.8 R "Abarth Essesse"



Seleção Jalopnik: um Palio 1.8 R "Abarth Essesse" ">A sede por exclusividade automotiva atingiu níveis bastante interessantes, motivando proprietários a criarem projetos diferenciados. Já que nossa querida indústria automobilística não se empolga em produzir séries REALMENTE especiais, limitando-se a adesivos e apêndices estéticos que mais parecem enjambres, algumas pessoas mais dedicadas e com um pouco mais de bom gosto fazem o que os projetistas e designers foram podados de fazer. Ainda bem.
Quando Pedro Aguilera Júnior voltou da Alemanha após um ano, ele já sabia o que queria. Ledo engano se apostaram em um VW para montar um German-Look. Saiu do aeroporto e foi direto a uma concessionária Fiat buscar seu Palio 1.8R que já estava a sua espera. Ele queria um compacto, e o Palio 1.8R era o único pseudo-esportivo “torcudo” que cabia no bolso, com peças de performance relativamente fáceis de achar. O projeto já estava prontinho na mente de Pedro, que passou quase um ano mexendo em seu Fiat. De fábrica, o carro veio assim:

Ele estudou sobre a Abarth (clássica preparadora de Fiats nervosos) e buscou na Itália basicamente todos os emblemas e idéias para adesivos com a logo da preparadora. Sabe-se que não existe Palio Abarth, mas essa era a intenção: fazer o que ninguém ainda fez, sem firulas e exageros. Os cromados que ostentam as grades dianteiras dos novos Fiats foram pintados de chumbo para maior discrição. Saem os emblemas da Fiat na grade dianteira e tampa traseira para a entrada dos novos escorpiões Abarth. Nas colunas “C”, um brasão de cada lado e na tampa traseira um adesivo “esseesse” que designa a versão mais forte dos Abarth.

O escorpião também está presente na tampa do porta-luvas e na capa do motor, sendo que nesta, outro adesivo “esseesse” foi aplicado. A faixa na parte inferior das portas foi inspirada nos Puntos europeus e as capas dos retrovisores foram pintadas de vermelho para combinarem com esta faixa. Detalhes, meus caros, apenas detalhes…

Rodas, pneus e suspensão
Tão logo os adesivos foram instalados, o conjunto de rodas e pneus originais também foram substituidos por um conjunto original do Fiat Punto Sporting de medidas 6,5×16″, agora calçados com pneus Maxxis MA-Z1 de medidas 205/45-16″. A suspensão foi retrabalhada pela Gass Amortecedores de São Paulo que encurtou as molas e ajustou os amortecedores para trabalharem bem na nova configuração. Para melhorar a rolagem em curvas, uma barra anti-torção superior da Imor foi instalada. Por último, as rodas originalmente diamantadas foram pintadas de preto para conferir um aspecto mais “maligno” ao Fiat.

Motor e interior
O motor ganhou alguns acessórios, mas nada extravagante. Por enquanto, Pedro está se preparando financeiramente para entrar de cabeça no mundo dos turbinados, pois sabe que os custos serão elevados. O coletor de escape foi dimensionado para um 4×1 com tubos de 2,5″ recobertos por manta térmica para melhor dissipação do calor. Para a admissão foi providenciado um filtro de ar K&N com um C.A.I. que busca ar lá na grade inferior do pára-choque por meio de um captador vermelho anodizado. Com um novo acerto na injeção original mais os acessórios, o motor 1.8L agora rende 124cv @ 6.500Rpm com um sólido torque de 20,4Kgfm @ 3.000Rpm. Um ganho comprovado em dinamômetro de 30% na potência e 20% a mais no torque. Nada mal.

Para monitorar a saúde do motor, o interior recebeu um gauge-pod com acabamento imitando fibra de carbono para abrigar o hallmeter e os manômetros de pressão do óleo e combustível.

A ignição é dada como nos carros de competição: gira-se a chave original do Punto Evo Abarth italiano para o check-in da parte elétrica e logo depois basta apertar um Start Button localizado no local do acendedor de cigarros para que os 124 cavalos despertem.

Sonorização
Enquanto morava na Alemanha, Pedro fez ótimas aquisições a preços módicos no que diz respeito ao som e veio tudo na mudança. Quem comanda o show é uma Mp3 player Alpine modelo CDA-117 que manda sinal para os amplificadores JBL GT075.4 (stereo) e JBL GT075.2 (mono). Eles alimentam o subwoofer Diamond D1, o kit de falantes dianteiros Diamond D1 em doorpods e o kit traseiro Alpine SPG-13C2 no local original. A organização do porta-malas é exemplar e foi pensada exaustivamente durante uma reunião de trabalho, bem como o gauge-pod. Ócio produtivo é isso aí!

O conjunto estético ficou tão bacana que Pedro e seu Palio 1.8R Abarth foram convidados para expor toda obra no estande do Clube Palio (clube de apaixonados e proprietários modelo) no FullPower Fest. Lá, Pedro recebeu outro convite: participar da Saga DubSport Underground.

Tanto no Clube Palio quando no DubSport, Pedro recebeu inúmeras dicas, críticas e sugestões, a quem ele agradece imensamente por todo o apoio, dicas, consultoria e, principalmente, amizade.

Como dito, agora é hora de acalmar os ânimos, segurar as finanças e esperar o desfecho da obra que provavelmente até o final de 2011 estará mais forte, potente e equilibrado, com um conjunto de turbina e freios condizentes com a futura proposta. Como projetos nunca têm fim, não se espantem se além do turbo, um jogo de rodas do Punto T-Jet ou Bravo entrar em cena para incrementar o visual.





Fonte: jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

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